Paletes para logística
Os paletes são estruturas, normalmente confeccionadas em madeira, utilizadas em estabelecimentos que precisam lidar com transporte interno de cargas, como armazéns e supermercados, por exemplo. Os paletes para logística também são essenciais no processo de estocagem de produtos.
Conheça agora mais sobre a utilização de paletes no setor logístico. E como essa solução pode otimizar o serviço bem como elevar a produtividade do empreendimento.
Vantagens de utilizar paletes na empresa
Utilizar paletes para logística de transporte e estocagem de uma empresa traz inúmeras vantagens, como:
· Maior aproveitamento dos espaços de estocagem
Com a utilização de paletes para logística é possível empilhar mercadorias umas sobre as outras, bem como transportar mais de um item por vez. E também é possivel armazená-los em um único local, fazendo com o que o espaço do estoque seja bem aproveitado.
· Minimiza a chance de danos nos produtos
Os produtos costumam correr vários riscos durante o transporte. Esses riscos são minimizados quando se usa paletes. Isso porque, ao invés do dano ocorrer diretamente no produto, caso aconteça algo, será o palete que sofrerá o impacto e não a mercadoria.
· Agiliza o transporte de materiais
A utilização de paletes de madeira para transporte de mercadorias geralmente é feito com o uso de empilhadeiras, o que agiliza o processo de transporte dos produtos dentro da empresa. Com isso, além de economizar tempo no carregamento assim como no descarregamento de mercadorias, também se eleva o quesito produtividade.
· Melhora a gestão do processo de estoque
A palatização de carga de produtos facilita ainda a gestão de estoques, uma vez que é possível identificar apenas o palete através de um código de barras e efetuar a leitura dele conforme a saída de produtos.
Como usar os paletes dentro da empresa?
De modo geral, podemos dizer que os paletes para logística podem ser utilizados dentro de uma empresa de duas formas:
1. Para transportar
É possível utilizar paletes no transporte rodoviário bem como em movimentações de carga dentro da empresa. Nos dois casos eles são uma boa pedida já que facilitam o procedimento, o deixam mais ágil e diminuem as chances de que algum produto seja perdido ou danificado durante o transporte.
Além disso, os paletes de madeira suportam cargas pesadas, o que garante um transporte seguro de mercadorias, sem haver o risco de quebras ou danos tanto ao palete quanto aos seus produtos.
2. Para armazenar
Já quando se trata da armazenagem, ela pode ocorrer de diversas formas a depender das técnicas a serem utilizadas. Entre essas técnicas as mais conhecidas e utilizadas são:
- Empilhamento de blocos, onde a carga é colocada diretamente sobre o piso do lugar;
- Estantes comuns, nos quais os produtos são retirados dos paletes e armazenados um a um;
- Com a ajuda de estantes verticais capazes de suportar os paletes;
- Cantilever, para materiais maiores;
- Utilizando o sitema push-back, no qual os paletes deslizam sobre os trilhos.
Uma das principais características da utilização de paletes para logística de armazenamento é a verticalização de todo o estoque de forma que ele acaba ocupando muito menos espaço.
Paletes de madeira: qual tipo de madeira é o mais usado?
A maior parte dos paletes para logística utilizados são de madeira e existem bons motivos para isso. Entre eles estão:
- Eles são mais acessíveis e resistentes;
- São fáceis de montar bem como de manter;
- Com a madeira é possível criar vários modelos e encontrar um que melhor se adapte as necessidades da empresa;
- Podem ser utilizados no transporte de carga para outros países;
- Podem ser fabricados com madeira de reflorestamento, o que contribui para a conservação do meio ambiente.
E geralmente a madeira utilizada para a confecção de paletes é o eucalipto e o de pinus. Esses dois tipos oferecem a segurança necessária para o armazenamento bem como para o transporte de mercadorias.
Além disso, a madeira de eucalipto é durável e, por ser reflorestada, representa uma opção sustentável, ou seja, que não prejudica o meio ambiente.
Portanto, quando se trata da utilização de paletes para logística, a opção de palete feito com madeira de eucalipto tende a ser melhor.
Agora, vale lembrar que, seja qual for a madeira utilizada, é importante verificar junto ao fornecedor o tipo de tratamento que a matéria-prima recebe, até mesmo para garantir que você está adquirindo um material de qualidade. E que não vai se deteriorar com facilidade, ou mesmo causar prejuízos maiores envolvendo sua mercadoria